(11) 2524-7334 / 2524-3231

Login

Funções da Embreagem


As funções do conjunto de embreagens são as seguintes: 

 
Possibilitar a saída do veiculo suavemente
Transmitir torque quando em marcha
Interromper o fluxo da força entre o motor e a caixa de mudanças (caixa de cambio) nas trocas de marchas e paradas
Proteger o motor e a transmissão contra sobrecargas
Amortecer as vibrações de transmissão
 

1. COMO FUNCIONA ESSE SISTEMA ? 

 
R.: O platô é montado juntamente com disco no volante do veículo, que por sua vez, está conectado ao virabequim do carro. O platô esta conectado ao motor do veiculo e o disco ao cambio, e este por sua vez conectado as rodas. Quando acionamos o pedal da embreagem, o rolamento desloca-se acionando a membrana do platô e separando-o do disco, assim o movimento do motor não é transmitido para o câmbio e por fim não transmitido às rodas, cessando assim a movimentação do veiculo. Ao desacionar o pedal da embreagem o disco volta a entrar em contato com o platô, assim o giro do motor é transferido  para o câmbio e para as roda, colocando o veículo em movimento.
 
Animação para o pessoal entender melhor: http://static.hsw.com.br/flash/clutch-fig5.swf
 
 
 
 
 

2. QUANDO É RECOMENTÁVEL A UTILIZAÇÃO DE EMBREAGEM DE CERÂMICA ? 

 
R.: Quando o carro é modificado (aspirados, turbinados, offroad, protótipos, alta performance, GNV) ou quando o cliente quer uma vida útil muito grande na embreagem. O conjunto tradicional de embreagem esta preparado para trabalhar com a potência original, mas quando essa potência é aumentada o platô não consegue “empurrar” o disco, pois a força que ele tem que transmitir agora é maior, assim não dando mais a aderência adequada, em outras palavras o conjunto começa a “patinar”. Para isso a Displatec desenvolveu suas linhas de alta performance para esses veículos, onde apresentamos platôs com carga maior, o que faz com que toda a potência do motor seja transferida para as rodas e discos com pastilhas de cerâmicas que possuem uma maior abrasividade que os revestimentos originais aumentando assim o coeficiente de atrito. 
 

3. CARROS ORIGINAIS PODEM USAR EMBREAGEM DE CERÂMICA? 

 
R.: Sim, a vida útil do conjunto é aumentada em mais de 100%.
 
 

4. CARROS COM CONJUNTO GNV PODEM USAR EMBREAGEM DE CERÂMICA? 

 
R.: Podem e devem, porque ao utilizar o GNV o carro perde cerca de 20% da potência assim utiliza mais trocas de marcha e força mais a embreagem diminuindo a vida útil do conjunto. A embreagem de cerâmica equilibra essa conta aumentando a vida útil e suavizando essa perda de potência.
 
 

5. POSSO USAR MEU PLATÔ ORIGINAL COM UM DISCO DE CERÂMICA ? 

 
R.: Não é aconselhável, pois o platô é projetado para exercer uma força no disco e quando é feita uma modificação no conjunto (aumento de potência) o mesmo não consegue transmitir essa potência, superaquecendo o sistema ("patinar") e fazendo com que a durabilidade do kit não seja boa.
 
 

6. POSSO USAR MEU DISCO ORIGINAL COM UM PLATÔ TURBO ? 

 
R.: Não é recomendado também, pois o revestimento possui um baixo coeficiente de atrito, fazendo com que a embreagem gire em falso, ou seja, patine. Para isso a Displatec criou uma linha alternativa, onde utilizamos o platô turbo e um disco com revestimento diferenciado chamado HD (Heavy Duty) que possui um alto coeficiente de atrito, evitando trepidação e tem uma maior durabilidade para até 30% de preparação.
 

7. A EMBREAGEM DE CERÂMICA TREPIDA MUITO ? 

 
R.: Na maioria dos casos não, mas em caso de trepidação logo após a instalação da pode ficar despreocupado com o tempo de utilização essa trepidação vai diminuindo até parar. Esse tempo vai de carro para carro mas recomendamos dar algumas "queimadas" na embreagem para assentar corretamente mais rápido. Essa explicação cabe a nossos discos sem mola, caso o cliente opte pelo disco com molas a trepidação será um pouco grande. Coxins de PU no motor e câmbio travam o sistema e fazem a embreagem trepidar muito e pastilhas de baixa qualidade também não ajudam. Retifique o volante motor a toda troca de embreagem para evitar também trepidações e maximizar ao máximo a vida útil.
 

8. QUANDO DEVO UTILIZAR UM DISCO COM 4 PASTILHAS E UM COM 6 PASTILHAS ? 

 
R.: O disco com 4 pastilhas é recomendado para turbo de rua ou turbos originais, turbo leve ( até 250CV) e aspirados. Já o disco com 6 pastilhas deve ser utilizados para carros com necessidade alta de tração (offroad) ou carros com potência acima de 300CV.
 

9. QUANDO DEVO UTILIZAR UM PLATÔ DE 980LBS E UM ACIMA DESTA ? FICA MUITO PESADO NO PÉ ? 

 
R.: O platô de 980lbs é recomendado para carros de até 300CV acima disso recomendamos um platô com outras pressões, de acordo com a sua potência. Para isso entre em contato conosco. Não fica pesado no pé, pois possuímos um exclusivo processo de fabricação no qual aliviamos a carga no pedal suavizando o acionamento. 

 

Assine nossa Newsletter

Linha de Produtos Displatec